sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Lumen Fidei

A Luz da Fé

É urgente recuperar o caráter de sua luz da fé, porque quando a chama se apaga todas as outras luzes acabam perdendo seu vigor. A luz da fé, de fato, tem um caráter único, sendo capaz de iluminar toda a existência humana. Porque a luz é tão poderosa, não pode prosseguir a partir de nós mesmos, deve vir de uma fonte mais original, deve vir em última análise de Deus. A fé nasce do encontro com o Deus vivo, que nos chama e revela sua amor, um amor que nos precede e em que podemos suportar longe de ser firme e construir sua vida. Transformado por este amor que recebemos, novos olhos, sentimos que nele há uma grande promessa de plenitude e abre-nos a olhar para o futuro. A fé que recebemos de Deus como um dom sobrenatural, ele aparece como uma luz para a estrada, uma luz para guiar a nossa viagem através do tempo. Por um lado, procede-se do passado, é a luz de uma memória fundamental que a vida de Jesus, onde ele expressou seu amor totalmente confiável, capaz de vencer a morte. Ao mesmo tempo, no entanto, porque Cristo ressuscitou, e nos leva para além da morte, a fé é a luz que vem do futuro, o que abre grandes horizontes diante de nós. Entender, então, que a fé não vive na obscuridade, é uma luz para nossa escuridão. Dante, na Divina Comédia, depois que ele confessou sua fé em frente de São Pedro, a descreve como uma "faísca / que dilata a viva chama / E como uma estrela no céu faísca em mim". Só a esta luz Eu gostaria de falar da fé, que pode crescer para iluminar o presente para se tornar a estrela que mostra os horizontes da nossa jornada, em um momento em que o homem é particularmente na necessidade de luz.

Para Marta, chorando pela morte de seu irmão Lázaro, Jesus diz: "Eu não disse que, se creres, verás a glória de Deus? "( Jo 11,40). Aquele que crê, vê, vê tudo com uma luz que ilumina o caminho da estrada, porque nos vem de Cristo ressuscitado, estrela da manhã que nunca se põe.

Fonte:  Trecho da Carta Encíclica Lumen Fidei do Santo Padre Francisco aos bispos padres e diáconos , as pessoas consagradas e a todos os fiéis leigos na fé.
Fotos: Grupo de Oração Aliança Eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário