sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A Pequena Jerusalém

Quer entender a cultura judaica? Que tal começar pelo cinema?

O filme da foto – A Pequena Jerusalém – mostra o cotidiano de uma família judaica ortodoxa que vive em um bairro nos arredores de Paris. Os costumes, a fé, as festas, as orações, rituais, medos, inseguranças, desejos tudo num filme só.
O filme foca – porém – na história de uma jovem judia, estudante de filosofia – apaixonada por Kant – que começa a questionar esses costumes – ainda se apaixona por um rapaz árabe e começa a perceber que as diferenças culturais são difíceis de serem ultrapassadas.


Sinopse: "A Pequena Jerusalém" é o apelido do subúrbio de Paris, habitado pela primeira geração de imigrantes judeus. Laura (Fanny Valette, César de Atriz Revelação em 2006) é uma dedicada e tímida estudante de Filosofia que contesta as tradições de sua família ortodoxa à medida que se aproxima de Djamel (Hedi Tillette de Clermont-Tonnerre), um imigrante ilegal muçulmano. Os conflitos entre judeus e muçulmanos, transportados para a França, entremeiam a descoberta da sexualidade e liberdade das mulheres desta família judaica.

O filme é muito interessante, fácil de encontrar nas locadoras.


Convite de Natal

Amigos,
Convidamos a todos para participarem do natal com as crianças carentes na sede da Comunidade Aliança Eterna, amanhã (dia 18/12) apartir das 16:00hs. Venha fazer nossas crianças mais felizes nessa data especial, vamos passar um dia juntos, com muita felicidade!
Maria, mãe do Advento, rogai por nós!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Nas mãos do Oleiro


Algumas Comunidades devem permanecer pequenas, pobres e proféticas, como sinais da presença de Deus em um mundo que procura sempre mais os valores materiais.  Entretanto outras Comunidades são chamadas a crescer.
O profeta Ezequiel, no capítulo 16, descreve a história da comunidade judaica.  Quando era pequenina e se debatia no seu sangue, Deus a recolheu, cuidou dela, salvou-lhe a vida. Depois , no tempo do amor, cobriu-lhe com sua sombra.  Tornou-se bela e desposou-a. Ela acendeu a realeza.

No fundo de sua pobreza e humilhação, Deus esperava-a fiel ao seu amor. Retomou-a no tempo da sua juventude, pois ele é o Deus terno e bom, lento à cólera e cheio de misericórdia. É o Deus do perdão.
O primeiro pecado de uma comunidade é afastar os olhos daquele que a chama à vida, para olhar para si própria.
O segundo pecado é achar-se bela e pensar que é, em si mesma, uma fonte de vida. Afastar
-se de Deus e começa a assumir compromissos com o mundo e a sociedade. Adquire renome. Mas essa fama tem duração efêmera. Aos poucos entra em decadência.
O terceiro pecado é o desespero. Descobre que não é fonte de vida, que é pobre, que tem falta de vitalidade e de criatividade. Fecha -se , então, na tristeza, nas trevas da sua pobreza e da sua morte.

Mas Deus não deixa de esperá-la como o Pai espera o filho pródigo.  As Comunidades que abandonaram a inspiração de Deus para se fechar em sua própria suficiência devem saber voltar e pedir perdão a Ele, humildemente...

Mãe do Advento rogai por nós!
Fonte: Adaptação de texto do Livro Comunidade, Lugar de Perdão e de festa. Ed. Paulinas.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Vamos, um pouco de ardor

No Apocalipse (3,15 a 20) ,o Anjo diz a Igreja de Laodicéia: "Veja tuas obras, não és nem quente, nem frio.  Oxalá fosses frio ou quente! Assim, porque és morno, e nem quente, nem frio, vou vomitar-te da minha boca.  Porque tu dizes "sou rico, enriqueci e não preciso de nada", e não sabes que és infeliz, miserável e pobre, cego e nu, aconselho-te a vires comprar de mim ouro purificado ao fogo, para te tornares rico (na fé), roupas brancas para te vestires (as roupas da aliança) e não deixares aparecer a vergonha da tua nudez, e um colírio para que unjas teus olhos e possas enxergar.  Todos aqueles que eu amo, repreendo-os e corrijo-os."

Essas palavras poderiam ser dirigidas a nós da Comunidade e a cada um de nós, em primeiro lugar. "Vamos, um pouco de ardor, e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei na sua casa e cearei com ele e ele comigo"

É triste ver comunidades que abandonaram seu primeiro amor (Ap 2,4).  Todos precisamos ser encorajados e estimulados para nos arrependermos e recomeçarmos com mais entusiasmo e mais ardor. Mas, para isso, precisamos reabrir a porta dos nossos corações e deixar entrar Jesus: " Desposar-te-ei para sempre;  desposar-te-ei na justiça e no direito, na ternura e na misericórdia; desposar-te-ei na fidelidade e tu conhecerás Javé (Os 2,21)

Nos dias difíceis em comunidade, há um texto de Isaías que nos sustenta e ilumina:

"Soltar as correntes injustas,
retirar os laços do jugo,
devolver a liberdade aos oprimidos,
dividir teu pão com quem tem fome,
levar para tua casa os pobres desabrigados,
cobrir os que estão nus."

"A justiça irá à tua frente,
e atrás estará a glória de Javé.
Tu terás a proteção de Deus.
E quando tu chamares,
principalmente nos tempos difíceis,
Javé responderá;
se pedirdes socorro do fundo de tua pobreza,
de tuas fraquezas e de teus cansaços,
ele dirá: "Aqui estou eu"
E se revelará.
Sim,Javé te guiará sempre
te alimentará nos desertos,
e nos sítios áridos;
te dará forças
e tornará teus ossos vigorosos" (cf.Is 58)

E depois, sustentados, guiados, envolvidos por Deus, seremos como jardins irrigados, cheios de flores e de vida, seremos como fontes de água que nunca secam, poderemos dar de beber a uma humanidade ressequida, que morre de sede.

Fonte: Adaptação de texto do Livro Comunidade Lugar do Perdão e da Festa. Ed.Paulinas. Jean Vanier.

A Imaculada Conceição de Maria

A Imaculada Conceição da Virgem Maria é uma Verdade, que a Igreja discerniu com o tempo, assim como o fez ao ensinar que Cristo possui duas naturezas (a humana e a divina). Neste opúsculo, na medida que o Senhor nos permitir, procuraremos expor esta doutrina mostrando sua perfeita comunhão com as Sagradas Escrituras.

A Doutrina

O credo na Imaculada Conceição da Virgem Maria consiste em que Deus no momento da conceição da Virgem (união da alma com o corpo) impediu que sua alma (criada por Deus) fosse manchada pelo corpo, que possuía o germe corrompido do pecado original. Deus fez isso pelos méritos de Cristo, a fim de preparar o tabernáculo onde Cristo entraria e chegaria ao mundo.

O Testemunho de São Lucas

Uma das provas da imaculada conceição da Virgem Maria está na saudação do Anjo Gabriel. São Lucas, ao registrar que a Maria é ?cheia de graça? utilizada a palavra grega ?charitoo?, que é utilizada na Sagrada Escritura para designar a Graça no sentido pleno ou em toda sua plenitude.
Por esta razão, São Jerônimo, o maior especialista cristão nas línguas sagradas, no séc. IV ao traduzir as Escrituras para o latim (versão conhecida como Vulgata), traduziu a expressão grega como "gratia plena", que em português seria ?graça plena?.
Que plenitude da Graça era essa que Maria alcançou? Era a Graça original, a Graça perdida no tempo em a nossa natureza humana não estava sujeita ao pecado, mas caiu nele por livre escolha.
Deus ao preservar a Virgem da transmissão do pecado original, a transforma em uma Nova Eva, Mãe da Igreja e dos Cristãos.

A Necessidade da Imaculada Conceição

O pecado é a ofensa a Deus, ele O entristece, desta forma, a Segunda Pessoa da Trindade não poderia ser concebido em um ventre sujeito ao pecado. Ora, quando recebemos alguém em nossa casa procuramos deixar a casa em ordem, limpa, para que nossos convidados se sintam bem, se sintam acolhidos. Devemos entender a imaculada conceição da Virgem, como esta arrumação, providenciada pelo próprio Deus, pelos méritos de Cristo, para que Ele pudesse se encarnar.

Uma figura da Imaculada Conceição está no livro de Josué, onde lemos:
"Eis que a arca da aliança do Senhor de toda a terra vai atravessar diante de vós o Jordão. Tomai doze homens, um de cada tribo de Israel. Logo que os sacerdotes que levam a arca de Javé, o Senhor de toda a terra, tiverem tocado com a planta dos seus pés as águas do Jordão, estas serão cortadas, e as águas que vêm de cima pararão, amontoando-se. O povo dobrou suas tendas e dispôs-se a passar o Jordão, tendo diante de si os sacerdotes que marchavam na frente do povo levando a arca. No momento em que os portadores da arca chegaram ao rio e os sacerdotes mergulharam os seus pés na beira do rio - o Jordão estava transbordante e inundava suas margens durante todo o tempo da ceifa -,as águas que vinham de cima detiveram-se e amontoaram-se em uma grande extensão, até perto de Adom, localidade situada nas proximidades de Sartã; e as águas que desciam para o mar da planície, o mar Salgado, foram completamente separadas. O povo atravessou defronte de Jericó" (Js 3,11-16) (grifos meus).

Da mesma forma como nos tempos de Josué, o Senhor impediu que as águas do Jordão tocassem a Arca da Aliança, o Senhor também impediu que as torrentes do pecado original tocassem a alma da Virgem no momento de sua conceição, com o fim único de preparar o tabernáculo pelo qual Cristo viria.
Por isso o escritor sagrado deixou registrado: "Porém, já veio Cristo, Sumo Sacerdote dos bens vindouros. E através de um tabernáculo mais excelente e mais perfeito, não construído por mãos humanas (isto é, não deste mundo)" (Hb 9,11) (grifos meus).
Se a Virgem não foi preparada para ser a Mãe do Salvador, ela de forma alguma seria "um tabernáculo mais excelente e mais perfeito ".

Fonte:www.veritatis.com.br

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A educação virtuosa das crianças

«Há meninos e meninas que têm um carácter tão bom que à primeira vista fazem-se amar. Modéstia, gentileza, benevolência e ao mesmo tempo grande circunspecção que tão lindamente se entrelaçam no seu coração e que se manifestam no exterior na doce expressão do seu olhar. Basta que se apresentem para serem logo preferidos. E porque?

Porque aquele conjunto de belas qualidades que lhes adornam a alma, agrada...e eles percebem que aquela pessoa lhes convém e que podem confiar nela.
O que é que faz a índole da criança? A educação que recebe desde pequena; é então que se modela o carácter ou o que chamamos, o natural de cada um.
Entendamos bem: o natural não é virtude. O natural age expontaneamente, sem esforço, e até sem reflexão. Ao passo que a virtude custa trabalho e geralmente é necessária a reflexão. Quem possui um natural bom, mesmo sem perceber faz o bem.

Quem possui uma boa índole, está sempre tranquilo, porque possui a virtude da constância. Aquele que possui uma boa índole gozará da simpatia de todos e se fará amar por toda a gente. Ditosos os pais que se esforçam por formar nos seus filhos uma boa índole.

Mas quando é que se forma esta índole?
Em grande parte na primeira idade, antes que a criança chegue ao uso da razão...
Ficamos admirados com estas crianças quando as encontramos. Crianças tão educadas, de carácter amável, que se destacam entre cem. Pequenas como são, sabem ser generosas, benévolas, educadas...Que diferença, se as comparamos com outras tantas, que são teimosas, caprichosas e rudes mesmo sendo pequenas. Por que acontece isso? Porque não receberam boa educação em família...

Como se forma então um bom natural? É preciso rodear o ambiente da criança de paz, de correcção, de mútua benevolência entre os membros da família; numa palavra, de bons exemplos.
Quando numa família pai e mãe se amam cordialmente, quando entre os irmãos e irmãs reina a mais perfeita harmonia, quando se respeitam os velhos, quando não se fala mal de ninguém, quando com sincera caridade são socorridos os pobres, quando não se age com hipocrisia e principalmente quando na família reina o espírito religioso, ah! então a criança encontra terreno propício para, sem dificuldade, adquirir um bom carácter.

(Pe. Humberto Gaspardo, "Maternidade Cristã")
Fonte: Blog Dignidade da Mulher Católica

sábado, 4 de dezembro de 2010

Diário de Viagem V

Pessoal, vamos abrir as páginas que falam do Monte Carmelo, Galicantu e Cenáculo....

 Alex e Paulinho para mais um dia de peregrinação

Monte Carmel

 É uma montanha na costa de Israel com vista para o Mar Mediterrâneo. O seu nome (Karmel) significa "jardim" ou "campo fértil". A grande cidade israelita de Haifa localiza-se parcialmente sobre o Monte Carmelo. O Monte Carmelo é formado de pedra calcaria dura, abundante em cavernas.

Igreja Stella Maris - Parte Interna
É aqui também que surgiu uma Ordem da Igreja chamada de Carmelitas. Dessa Ordem temos grande nomes como Santa Terezinha do Menino Jesus, Santa Tereza d´Avila, São João da Cruz e outros. Foi aqui que sob o Mar Mediterrâneo Nossa Senhora, com o título de Nossa Senhora do Carmo apareceu em visão á Simão Stock e o confirmou na fé para dar seguimento a Ordem dos Carmelitas, depois de muitas provações. Neste mosteiro no monte carmelo viveu Santa Tereza d`Avila.

Gruta, que segundo a tradição viveu o profeta Elias - parte interna da Igreja Stella Maris
O Monte Carmelo é historicamente interessante pela sua conexão com dois grandes profetas de Israel: Elias e Eliseu. Foi ali que Elias desconcertou os profetas Baal, levando de novo o povo de Israel à obediência ao Senhor. Foi também no Monte Carmelo que, segundo a Bíblia, Elias fez descer fogo do céu, que consumiu por duas vezes os 50 soldados com o seu capitão, que o Rei Acazias tinha mandado ali para prender o profeta. (2 reis 1.9 a 15)
Parte externa do mosteiro carmelita
Na manhã do dia 16 de julho de 1251, São Simão Stock suplicava com maior empenho à Mãe do Carmelo sua proteção, recitando a bela oração por ele composta, Flos Carmeli. Segundo ele próprio relatou ao Pe. Pedro Swayngton, seu secretário e confessor, de repente “a Virgem me apareceu em grande cortejo, e, tendo na mão o hábito da Ordem, disse-me: “‘Recebe, diletíssimo filho, este Escapulário de tua Ordem como sinal distintivo e a marca do privilégio que eu obtive para ti e para todos os filhos do Carmelo; é um sinal de salvação, uma salvaguarda nos perigos, aliança de paz e de uma proteção sempiterna. Quem morrer revestido com ele será preservado do fogo eterno’”. Foi aí que surgiu o Escapulário.

Galicantu
(o galo cantou)

Igreja de S.Pedro - primeira igreja que recorda a tripla negação de S.Pedro.

Parte interna da Igreja de S.Pedro, construída sobre o palácio de Caifas.

 Crê-se que Jesus esteve preso nesta cave subterrânea, onde passou a noite preso antes de ser julgado pela manhã. Diz-se que provavelmente foi levado ao fundo por meio de cordas já que este local não tinha mais nenhum acesso além desse.
Parte interna da Igreja de S.Pedro, veja as pedras das ruínas antigas

Imagem da prisão de Jesus, localizada na entrada do local onde Jesus passou a noite, esperando julgamento

O moderno edifício relembra a negação de Pedro em mosaicos que se encontram por dentro e por fora da Igreja.
"Mas Pedro respondeu: Homem, não sei o que dizes. E imediatamente estando ele ainda a falar, cantou o galo. Virando-se o Senhor, olhou para Pedro; e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Hoje, antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, havendo saído, chorou amargamente." Lucas 22: 60-62
Descida para dentro da "solitária" onde Jesus fico só na madrugada . Logicamente tal escada foi construída depois para se ter acesso ao local.

Aqui já dentro da prisão
Para se ter uma idéia da escuridão e silêncio da noite que Jesus esteve aqui, apagaram-se as luzes e um momento de silêncio e reflexão foi proposto para se recordar o sofrimento e abandono de Jesus....
Parte externa da Igreja de S.Pedro
Esse ponto aqui é o máximo pessoal. Antigos degraus onde certamente pela manhã Jesus passou e pisou, saindo preso do Palácio de Caifas até o local do julgamento. Raras ruínas legítimas do tempos de Jesus. Conduzem do Monte Sião até o Getsãmani.
Aqui uma vista do Palácio de Caifas para a Jerusalém antiga, veja que a distância não é muito longa que Jesus percorreu a pé até o local da sua morte. A cúpula escura ao fundo é a Igreja do Santo Sepulcro.

Cenáculo
Localizado no Monte Sião. Onde Jesus transformou as orações tradicionais sobre o pão e o vinho tornando-as a base da Eucaristia, sendo um acontecimento de máxima importância assinalado pelos quatro Evangelhos.
Paulinho, Carlota e Alex para o Cenáculo


 A caminho...

A estrutura conhecida pelo Quarto da última Ceia foi contruída pelos cruzados no séc. XII e é formada de colunas sólidas e de abóbodas góticas delicadamente aguçadas

"Enquanto comiam, Jesus tomou pão e, abençoando-o, o partiu e deu-lho, dizendo: Tomai; isto é o meu corpo. E tomando um cálice, rendeu graças e deu-lho; e todos beberam dele. E disse-lhes : Isto é o meu sangue, o sangue do pacto, que por muitos é derramado. Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da videira, até que aquele dia em que o beber, novo, no reino de Deus. E tendo cantado um hino, saíram para o Monte das Oliveiras." Marcos 14:22-26

"EU SOU O PÃO DA VIDA, QUEM COMER DA MINHA CARNE E BEBER DO MEU SANGUE, PERMANECE EM MIM E EU NELE."

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Existe segurança!

    Alguns setores questionam como é possível a Igreja não recomendar o uso de preservativos nas relações sexuais, com a finalidade de se combater doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a AIDS.  Talvez, nós católicos, nos sintamos constrangidos quando o Ministério da Saúde ou a Organização Mundial da Saúde (OMS) expressam suas opiniões a favor do uso do preservativo.  Mas, vamos pensar um pouco.

   A OMS parte de um fato: os costumes atuais não seguem as normas tradicionais, em que as relações sexuais estão destinadas a consumar um amor estável dentro do matrimônio aonde, como fruto desse amor, virá os filhos, criados e educados no âmbito familiar.  Isto poderia ser considerado como "ideal", mas não podemos viver de "idealismos", mas de realidades.
   E a realidade mostra que os jovens começam a ter relações sexuais antes do matrimônio; muitos não se casam e mantêm relações eventuais e transitórias; os jovens se deixam levar pelos seus impulsos e sentimentos, e não se vive a fidelidade conjugal.  Há um clima de permissividade e promiscuidade, bem diferente de um eventual e teórico "ideal".
   É preciso encarar essa realidade, deixando de lado certos princípios que estão sendo ultrapassados pelo progresso das ciências e das descobertas dos fármacos anticoncepcionais e dos preservativos.  A verdade é que a Igreja está fora da realidade, dizem.
  E a OMS continua argumentando: Qual é o método mais seguro, barato e de fácil divulgação? O preservativo.  Mas, outros setores da sociedade, inclusive a Igreja, questionam: "O preservativo não tem falhas?" Alguns representantes do Ministério da Saúde e da OMS dizem que não.  Outros admitem que elas existam, mas argumentam que os preservativos têm apanas 10% de falha.  Este risco, porém, é muito maior quando eles não são usados, quando o risco é de 100%.  É por essa razão que a OMS recomenda o preservativo.

   Esses argumentos parecem tão contundentes que não poucos católicos ficam perplexos. Talvez não cheguem a contradizer abertamente a posição da Igreja, mas ficam com dúvidas, acuados ou pelo menos fragilizados.  Devemos, contudo, ponderar que a Igreja tem razões muito sérias para recomendar que não se usem os preservativos.
   As  propagandas recomendam o uso do preservativo como se as relações sexuais promíscuas fossem "normais", inócuas, inevitáveis ou até recomendáveis : "aproveite o carnaval, mas use camisinha". Se aceita um pressuposto inadequado - a promiscuidade - e inclusive incentiva-se a mesma:" não se iniba, divirta-se, mas, cuidado! Use camisinha.", para combater a AIDS. É um meio que convida ao desregramento sexual e que traz consigo muitos incovenientes: o contágio de doenças sexualmente transmissíveis, o enfraquecimento da força de vontade, a perda  do comportamento social correto, a falta de respeito à pessoa humana e , sobretudo, a infidelidade conjugal e a gravidez precoce, da qual não poucas vezes deriva o aborto.
   O descobridor do vírus HIV, Luc Montagnier, disse que "são necessárias campanhas contra práticas sexuais contrárias à natureza biológica do homem. E, sobretudo, há que educar a juventude contra o risco da promiscuidade e o vagabundeio sexual."
   Note-se que não é o Padre que fala no confessionário, mas o cientista descobridor do HIV.

   O Centro de Controle de Doenças de Atlanta, EUA, reconhece que " o uso apropriado dos preservativos em cada ato sexual pode reduzir , mas não eliminar, o risco de doenças de transmissão sexual". E acrescenta:  "a abstinência e a relação sexual com um parceiro mutuamente fiel e não infectado são as únicas estratégias preventivas totalmente eficazes." Esta frase parece um aconselhamento da Igreja, essa oranização contesta suas próprias afirmações.

   Podemos nos inibir às vezes, mas é preciso ter a coragem de dizer a verdade aos filhos, à sociedade e ao Estado: não existe sociedade estável sem famílias bem constituídas;  não existem famílias vem construídas sem maturidade e fidelidade conjugal; e não haverá fidelidade conjugal se não educarmos nossos jovens para a afetividade e para o sexo seguro e responsável.  Por isso, a Igreja recomenda: Não pecar contra a castidade.

Texto baseado na Carta de Dom Rafael Llano Cifuentes, ás famílias brasileiras. Revista Brasil Cristão, Dez 2010 

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Comigo Estás


Como uma águia voa alto
em busca de um sol,
que brilha mais.
Assim meu coração por Ti anseia!
Quero levantar a Ti meus olhos,
confiante que não vais
me desprezar.
Pois teu amor é mais que minhas faltas!

Comigo Estás
E confio que pra sempre estarás!

"Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos" Mt 28,20

Fonte: CD Comigo Estás - Flavinho
Foto: Rio Jordão/Galiléia - Pe.Murialdo e Paulinho, na renovação do Batismo