quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A educação virtuosa das crianças

«Há meninos e meninas que têm um carácter tão bom que à primeira vista fazem-se amar. Modéstia, gentileza, benevolência e ao mesmo tempo grande circunspecção que tão lindamente se entrelaçam no seu coração e que se manifestam no exterior na doce expressão do seu olhar. Basta que se apresentem para serem logo preferidos. E porque?

Porque aquele conjunto de belas qualidades que lhes adornam a alma, agrada...e eles percebem que aquela pessoa lhes convém e que podem confiar nela.
O que é que faz a índole da criança? A educação que recebe desde pequena; é então que se modela o carácter ou o que chamamos, o natural de cada um.
Entendamos bem: o natural não é virtude. O natural age expontaneamente, sem esforço, e até sem reflexão. Ao passo que a virtude custa trabalho e geralmente é necessária a reflexão. Quem possui um natural bom, mesmo sem perceber faz o bem.

Quem possui uma boa índole, está sempre tranquilo, porque possui a virtude da constância. Aquele que possui uma boa índole gozará da simpatia de todos e se fará amar por toda a gente. Ditosos os pais que se esforçam por formar nos seus filhos uma boa índole.

Mas quando é que se forma esta índole?
Em grande parte na primeira idade, antes que a criança chegue ao uso da razão...
Ficamos admirados com estas crianças quando as encontramos. Crianças tão educadas, de carácter amável, que se destacam entre cem. Pequenas como são, sabem ser generosas, benévolas, educadas...Que diferença, se as comparamos com outras tantas, que são teimosas, caprichosas e rudes mesmo sendo pequenas. Por que acontece isso? Porque não receberam boa educação em família...

Como se forma então um bom natural? É preciso rodear o ambiente da criança de paz, de correcção, de mútua benevolência entre os membros da família; numa palavra, de bons exemplos.
Quando numa família pai e mãe se amam cordialmente, quando entre os irmãos e irmãs reina a mais perfeita harmonia, quando se respeitam os velhos, quando não se fala mal de ninguém, quando com sincera caridade são socorridos os pobres, quando não se age com hipocrisia e principalmente quando na família reina o espírito religioso, ah! então a criança encontra terreno propício para, sem dificuldade, adquirir um bom carácter.

(Pe. Humberto Gaspardo, "Maternidade Cristã")
Fonte: Blog Dignidade da Mulher Católica

Nenhum comentário:

Postar um comentário