sábado, 4 de dezembro de 2010

Diário de Viagem V

Pessoal, vamos abrir as páginas que falam do Monte Carmelo, Galicantu e Cenáculo....

 Alex e Paulinho para mais um dia de peregrinação

Monte Carmel

 É uma montanha na costa de Israel com vista para o Mar Mediterrâneo. O seu nome (Karmel) significa "jardim" ou "campo fértil". A grande cidade israelita de Haifa localiza-se parcialmente sobre o Monte Carmelo. O Monte Carmelo é formado de pedra calcaria dura, abundante em cavernas.

Igreja Stella Maris - Parte Interna
É aqui também que surgiu uma Ordem da Igreja chamada de Carmelitas. Dessa Ordem temos grande nomes como Santa Terezinha do Menino Jesus, Santa Tereza d´Avila, São João da Cruz e outros. Foi aqui que sob o Mar Mediterrâneo Nossa Senhora, com o título de Nossa Senhora do Carmo apareceu em visão á Simão Stock e o confirmou na fé para dar seguimento a Ordem dos Carmelitas, depois de muitas provações. Neste mosteiro no monte carmelo viveu Santa Tereza d`Avila.

Gruta, que segundo a tradição viveu o profeta Elias - parte interna da Igreja Stella Maris
O Monte Carmelo é historicamente interessante pela sua conexão com dois grandes profetas de Israel: Elias e Eliseu. Foi ali que Elias desconcertou os profetas Baal, levando de novo o povo de Israel à obediência ao Senhor. Foi também no Monte Carmelo que, segundo a Bíblia, Elias fez descer fogo do céu, que consumiu por duas vezes os 50 soldados com o seu capitão, que o Rei Acazias tinha mandado ali para prender o profeta. (2 reis 1.9 a 15)
Parte externa do mosteiro carmelita
Na manhã do dia 16 de julho de 1251, São Simão Stock suplicava com maior empenho à Mãe do Carmelo sua proteção, recitando a bela oração por ele composta, Flos Carmeli. Segundo ele próprio relatou ao Pe. Pedro Swayngton, seu secretário e confessor, de repente “a Virgem me apareceu em grande cortejo, e, tendo na mão o hábito da Ordem, disse-me: “‘Recebe, diletíssimo filho, este Escapulário de tua Ordem como sinal distintivo e a marca do privilégio que eu obtive para ti e para todos os filhos do Carmelo; é um sinal de salvação, uma salvaguarda nos perigos, aliança de paz e de uma proteção sempiterna. Quem morrer revestido com ele será preservado do fogo eterno’”. Foi aí que surgiu o Escapulário.

Galicantu
(o galo cantou)

Igreja de S.Pedro - primeira igreja que recorda a tripla negação de S.Pedro.

Parte interna da Igreja de S.Pedro, construída sobre o palácio de Caifas.

 Crê-se que Jesus esteve preso nesta cave subterrânea, onde passou a noite preso antes de ser julgado pela manhã. Diz-se que provavelmente foi levado ao fundo por meio de cordas já que este local não tinha mais nenhum acesso além desse.
Parte interna da Igreja de S.Pedro, veja as pedras das ruínas antigas

Imagem da prisão de Jesus, localizada na entrada do local onde Jesus passou a noite, esperando julgamento

O moderno edifício relembra a negação de Pedro em mosaicos que se encontram por dentro e por fora da Igreja.
"Mas Pedro respondeu: Homem, não sei o que dizes. E imediatamente estando ele ainda a falar, cantou o galo. Virando-se o Senhor, olhou para Pedro; e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Hoje, antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, havendo saído, chorou amargamente." Lucas 22: 60-62
Descida para dentro da "solitária" onde Jesus fico só na madrugada . Logicamente tal escada foi construída depois para se ter acesso ao local.

Aqui já dentro da prisão
Para se ter uma idéia da escuridão e silêncio da noite que Jesus esteve aqui, apagaram-se as luzes e um momento de silêncio e reflexão foi proposto para se recordar o sofrimento e abandono de Jesus....
Parte externa da Igreja de S.Pedro
Esse ponto aqui é o máximo pessoal. Antigos degraus onde certamente pela manhã Jesus passou e pisou, saindo preso do Palácio de Caifas até o local do julgamento. Raras ruínas legítimas do tempos de Jesus. Conduzem do Monte Sião até o Getsãmani.
Aqui uma vista do Palácio de Caifas para a Jerusalém antiga, veja que a distância não é muito longa que Jesus percorreu a pé até o local da sua morte. A cúpula escura ao fundo é a Igreja do Santo Sepulcro.

Cenáculo
Localizado no Monte Sião. Onde Jesus transformou as orações tradicionais sobre o pão e o vinho tornando-as a base da Eucaristia, sendo um acontecimento de máxima importância assinalado pelos quatro Evangelhos.
Paulinho, Carlota e Alex para o Cenáculo


 A caminho...

A estrutura conhecida pelo Quarto da última Ceia foi contruída pelos cruzados no séc. XII e é formada de colunas sólidas e de abóbodas góticas delicadamente aguçadas

"Enquanto comiam, Jesus tomou pão e, abençoando-o, o partiu e deu-lho, dizendo: Tomai; isto é o meu corpo. E tomando um cálice, rendeu graças e deu-lho; e todos beberam dele. E disse-lhes : Isto é o meu sangue, o sangue do pacto, que por muitos é derramado. Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da videira, até que aquele dia em que o beber, novo, no reino de Deus. E tendo cantado um hino, saíram para o Monte das Oliveiras." Marcos 14:22-26

"EU SOU O PÃO DA VIDA, QUEM COMER DA MINHA CARNE E BEBER DO MEU SANGUE, PERMANECE EM MIM E EU NELE."

Nenhum comentário:

Postar um comentário