sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Peregrinação a Gruta de N.Senhora de Lourdes

Lourdes é uma pequena cidade francesa, com aproximadamente 15.300 habitantes, localizada aos pés dos Pirineus, a 420 metros de altitude. Situa-se entre a planície e a montanha. Tem as mesmas características das outras pequenas cidades do Sudoeste da França.

Segundo as estatísticas de Lourdes 1908 um milhão de peregrinos foram a Lourdes, em 1958 cinco milhões entre esses 49.000 doentes ou deficientes, em 2002 seis milhões de peregrinos vindo de 170 países diferentes, desses 80.000 pessoas doentes ou deficientes.

Tudo começou em 1858, entre os meses de fevereiro a junho. Nesse período Nossa Senhora, Mãe de Jesus, manifestou-se por 18 vezes a Bernardet Soubirous na Gruta de Massabielle, nos arredores de Lourdes, na França. (OBS: Saiba mais sobre a vida de Bernadet Soubirous e as aparições de Lourdes aqui no blog, no marcador Os Santos).

Declarando-se ser a Imaculada Conceição, aquela que vem socorrer todos os que se encontram com o coração atribulado por sofrimentos físicos e morais. Em todas aparições, trouxe ao mundo um apelo de conversão mediante a oração e a penitência. Foi a partir das aparições que as peregrinações começaram e continuam até hoje e cada vez mais intensa

A gruta exala sabores de vida fraternal e de Igreja universal. ”A gruta é este coração que não cessa nunca de bater” disse o escritor François Mauriac. Muitas pessoas tocam este rochedo não porque libera uma força mágica que cura, mas porque tocar o rochedo significa o abraço de Deus sólido como o rochedo, este abraço-é capaz de curar qualquer enfermidade, seja ela física ou espiritual.
 
Em uma das visitas de João Paulo II em Lourdes em seu discurso declarou: “…Qual é, verdadeiramente, a mensagem que o Senhor quis dirigir à nós por meio da Virgem de Lourdes? Em síntese, pode-se resumir em uma célebre expressão da Sagrada Escritura: Deus não quer a morte do pecador, mas que se converta e viva (cf. Ez 33, 11). Dirigindo-se à jovem Berrantes, Maria quis recordar esta fundamental mensagem evangélica: A oração e a penitência são o caminho através do qual a vitória de Cristo pode mudar a vida de cada pessoa e de toda a sociedade. Mas para mudar a própria vida, é necessário escutar a voz da consciência, onde Deus pôs o sentido do bem e do mal. Infelizmente, o homem moderno às vezes mostra ter perdido de alguma maneira o sentido do pecado. É necessário implorar para Deus um despertar interior, que nos permita voltar a descobrir plenamente a santidade da lei de Deus e os compromissos morais que dela derivam….” Em 1925, o Papa Pio XI declarou Bernadete bem-aventurada e, em 1933, tornou-se santa.
 
 
Bento XVI se detém sobre o significado da figura de Nossa Senhora, “vestida de sol, isto é, de Deus”. É exatamente Maria, que “tendo superado a morte, nos diz: coragem, por fim vence o amor! A minha vida era dizer sou a escrava de Deus, minha vida era dom de mim mesma, por Deus e pelo próximo. Tende confiança, tende a coragem de viver assim mesmo contra todas as ameaças do dragão”. “Maria – insiste – é o sinal da vitória do amor, do bem, de Deus”.

Pessoal hoje é dia de Nossa Senhora de Lourdes, vamos invocar a sua Imaculada Conceição pelos doentes, pelos que sofrem...Rezemos pelo menos um terço hoje em honra a Nossa Senhora!

Fonte: Adaptação de texto : reporterdecristo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário