sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Obra dos Santos Anjos


A Obra dos Santos Anjos (Opus Sanctorum Angelorum) é um movimento internacional no seio da Igreja Católica, fiel ao Magistério. A sua finalidade é promover a devoção aos santos Anjos por meio de um vínculo com eles realizado através de uma consagração aprovada pela Igreja, de modo a que os santos Anjos possam conduzir-nos de forma mais eficaz para Deus. A Obra está sob a direção geral da Ordem dos Cônegos Regulares da Santa Cruz, que forma uma só família espiritual com a Comunidade das Irmãs da Santa Cruz, e com as Auxiliares Missionárias da Santa Cruz

Os santos Anjos são poderosos espíritos presentes entre nós "enviados para servir aqueles que herdarão a salvação" (Hb 1, 14). "Junto a cada fiel está um Anjo como protetor e pastor para o conduzir à vida" (Cat. 336). A maioria dos católicos conhecem pouco sobre os santos Anjos com exceção da oração "Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador...". Mas quanto mais nós poderíamos progredir em nossa vida espiritual se olhássemos com mais freqüência para aquele que nos foi dado especificamente para nós como um "pastor conduzindo-nos para a vida"!

Numa alocução em 3 de outubro de 1958, o Papa Pio XII lembrou aos peregrinos presentes que as nossas vidas estão rodeadas pelo santos Anjos: "Cada um de nós, mesmo os mais pobres dos pobres, tem Anjos assistindo-os. Os Anjos são gloriosos, puros e esplêndidos, mas eles foram-nos dados a nós como companheiros ao longo do caminho da vida. Eles têm a tarefa de assistir-vos a todos vós, de modo que não fiqueis longe de Cristo, seu Senhor."
No final da audiência ele advertiu os fiéis: "Tende um relacionamento familiar com os Anjos, cuja constante atenção é dirigida para a vossa salvação e santidade. Se Deus quiser, ireis passar uma eternidade de alegria com os Anjos; aprendei a conhecê-los desde já!"

O Papa João Paulo II deu seis catequeses sobre os Anjos na praça de São Pedro, em Roma. Em sua segunda catequese ele declarou: "A Igreja acredita que presta um grande serviço ao homem, quando ela propõe sinceramente a totalidade da verdade sobre Deus, o Criador, e também sobre os Anjos" (Audiência geral, 6 de agosto de 1986).

Através de retiros e dias de recolhimento, os sacerdotes da Obra dos Santos Anjos conduzem os fiéis a uma colaboração mais consciente com os santos Anjos na vida diária para a sua própria santidade pessoal, a salvação das almas e da santificação dos sacerdotes.

A espiritualidade da Obra dos santos Anjos muito se parece com a da Aliança Eterna, como celebrar a Passio Domini (depois falaremos mais sobre ela), a veneração aos Santos Anjos, orar pela santificação dos sacerdotes ...e por isso sempre que possível vamos a seus retiros de recolhimento, para um maior aprofundamento.

P.S: A primeira fotografia é o Mosterio de Belém em Guaratinguetá-SP; a segunda é a Casa Mãe na Áustria. Lugares de Paz e de encontro muito profundo com Deus através do silêncio.
Belíssimos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário