quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Quero entender a castidade...

Oi irmãos, bom dia! Como estão?? E o calor? vixi..nem fala...
Bom, aproveitando o embalo do post abaixo sobre Sara e Tobias, vamos falar um pouco mais sobre a castidade.
" A castidade é uma virtude moral. É também um dom de Deus, uma graça, um fruto da obra espiritual. O Espírito Santo concede o dom de imitar a pureza de Cristo àquele que foi regenerado pela água do Batismo." (Cat.2345)

"E todo aquele que nele tem esta esperança, se torna puro como ele é puro" (1 Jo3,3)

Para se viver uma vida casta é necessário uma aprendizagem do domínio de si; ou o homem comanda suas paixões e obtém a paz, ou se deixa subjugar por elas e se torna infeliz.

Muitos vão dizer: Tá, mas até agora não entendo porque tenho que preservar a castidade?? Que bobeira, coisa mais retrô, isso é um pensamento antigo, hoje em dia esse conceito já era, respeitar as mulheres e os homens? Tem é mais que aproveitar?? Não tenho nada a perder, só a ganhar!! Sai fora! Que bobeirada danada!

Bom, primeiro passo: para entender a sentido de se levar uma vida casta, tem que primeiro entender a vida Cristã, a religião católica, e o seus preceitos, digo e repito, entender e não aceitar. Aí sim, depois disso ficará muito fácil entender a castidade, não só isso, mas tudo também parte da consciência e moral de cada um em particular.

Jesus foi casto, não se casou (pois essa não era sua missão), por isso permaneceu imaculado, inocente, puro, que belo!!!! Ora, se todos cristão que estão na terra amam a Cristo, somos chamados a ser seus imitadores, se queremos alcançar a santidade e a perfeição. Então, se somos ainda solteiros (não casados) somos chamados a imitar a Cristo que foi casto em seu estado de vida. O sexo tem um sentido muito profundo; é o instrumento da expressão do amor conjugal e da procriação (entenda: amor conjugal e não amor de noivos e namorados).

Só que hoje o sentido se foi, já que o povo está se lixando para Jesus ,que pena!!.....O pecado leva o ser humano aos seus instintos mais baixos, e ele nem percebe já que se acostumou a viver na lama. Aí vem a celebre frase: Mas hoje em dia... hoje em dia o que? Jesus é o mesmo ontem, hoje e depois e seus preceitos não mudam nunca!!! O homem é que muda! O homem só quer satisfazer sua carne e esquece que essa carne passa e sua alma é eterna, dela ninguém quer cuidar! Que tolice! Que falta de inteligência!

O homem que vive entregue às paixões da carne, na verdade vive de "cabeça para baixo"; sua escala de valores é invertida; torna-se um fraco. Não é mais um homem; mas uma caricatura do homem.

Infelizmente a sociedade hoje ensina os jovens a darem vazão e satisfação a todos os baixos instintos; essa "educação" é uma forma de animalizar o ser humano, pois coloca os seus instintos acima de sua razão e de sua espiritualidade.

É verdade que o domínio de si mesmo é um trabalho a longo prazo. Nunca deve ser considerado definitivamente adquirido. Supõe um esforço a ser retomado em todas as idades da vida.

O domínio de si mesmo é fundamental para a pessoa ser capaz de doar-se aos outros. A castidade torna aquele que a pratica ato para amar o próximo e ser uma testemunha do amor de Deus. Quem não luta para ter o domínio de si memso é um egoísta; não é capaz de amar, Por isso, a castidade é escola de caridade.

"Os noivos são convidados a viver a castidade na continência. Nessa provação eles verão uma descoberta do respeito mútuo, uma aprendizagem da fidelidade e da esperança de se receberem ambos da parte de Deus. Reservarão para o tempo do casamento as manifestações de ternura específicas do amor conjugal. Ajudar-se-ão mutuamente a crescer na castidade."(Cat.2350)

Sejamos ouro e não cascalho!!!!

Fonte: Adaptação do livro A Moral Católica-Prof.Felipe Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário