sábado, 27 de fevereiro de 2010

Visita do Papa a Portugal


“Contigo caminhamos na esperança – Sabedoria e Missão” é o tema da visita que Bento XVI efectua a Portugal de 11 a 14 de Maio e cuja imagem oficial foi nesta Sexta-feira apresentada à comunicação social pelo coordenador da Comissão Organizadora da Visita, D. Carlos Azevedo, bispo auxiliar de Lisboa.

Os momentos mais “emblemáticos” serão sobretudo as grandes celebrações em Lisboa, Fátima e Porto, referiu o prelado, recordando que a principal motivação da vinda de Bento XVI é a celebração do décimo aniversário da beatificação dos Pastorinhos Jacinta e Francisco.

“Quando um Papa visita um país, dirige-se com uma proposta humilde e sólida a todos os habitantes, sabendo de antemão que alguns estarão mais receptivos e outros mais desinteressados, como é natural numa sociedade pluralista”, disse.

“É a todos os portugueses e a todos os que aqui encontraram lugar para viver que o Santo Padre se destina. A sua palavra será de sabedoria e de missão”, acrescentou D. Carlos Azevedo, que destacou a “alta capacidade intelectual” do Papa e a sua “clareza de pensamento”.

“Auguramos que Portugal se revista nas janelas das casas e no corpo das pessoas para receber a mensagem de esperança de Bento XVI”, afirmou o responsável.

Do cartaz oficial hoje apresentado sobressai uma fotografia do Papa que, na opinião do bispo auxiliar de Lisboa, “captou a timidez e a amabilidade de Bento XVI”, bem como a “forma sublime como mostra a mão que nos acena, abençoa e saúda”.

A imagem oficial será aplicada ao site oficial, cartaz, logótipo, estandartes, medalhas, lenços e t-shirts, entre outros meios.

As formas e as cores utilizadas na imagem oficial procuram induzir uma “experiência espiritual” e pretende-se, por outro lado, valorizar a missão do Papa como “chefe da Igreja”.

O logótipo, que se aproxima de uma configuração circular, faz referência à forma redonda, representação ancestral do sagrado.

Rui Martins/Ecclesia
Fonte: http://www.santuario-fatima.pt/portal/index.php?id=40907

Nenhum comentário:

Postar um comentário